Fisiocorpore

Saúde em primeiro lugar! Com 16 anos de mercado, a Fisiocorpore atua com os fundamentos da Fisioterapia em prol da saúde, da reabilitação funcional e do bem-estar das pessoas.

Reeducação Postural Global (RPG)

A Reeducação Postural Global (RPG) é mais uma abordagem da Fisioterapia que permite o tratamento de diversos problemas e dores que acometem o sistema musculoesquelético. A RPG se baseia no alongamento global dos músculos antigravitacionais (estáticos), que se organizam sob a forma de cadeias musculares.

O método surgiu na França, em meados da década de 80, e foi criado pelo fisioterapeuta francês Philippe-Emmanuel Souchard, que fundamentou o método baseado em  seus conhecimentos de anatomia, cinesiologia e biomecânica.

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em excesso, eles podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, diminuindo a amplitude dos movimentos e levando, consequentemente, a diversas alterações posturais. Dessa forma, um dos principais objetivos do método é identificar quais músculos estão relacionados à má postura e trabalhar o alongamento dos mesmos. Entre os benefícios em relação ao alongamento dos músculos encurtados, há melhora do padrão respiratório, do tônus muscular e da consciência corporal.

É um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:

Não existe contraindicação para o método e pessoas de qualquer idade podem ser beneficiadas com a RPG. Antes de iniciar o tratamento o paciente é submetido a avaliação individual, onde serão identificadas as alterações posturais e a partir daí será traçado o tratamento. Cada sessão dura aproximadamente 50 minutos e é realizada inicialmente uma vez por semana. O trabalho se baseia em terapia manual, onde são utilizadas em torno de 6 posturas de alongamento escolhidas de acordo com a avaliação.

A duração do tratamento depende de diversos fatores, tais como a patologia do paciente, idade, assiduidade ao tratamento e realização dos exercícios propostos para serem realizados em casa.

Após o término do tratamento é indicado que o paciente faça alguma atividade física como forma de dá continuidade aos benefícios alcançados com a técnica.

Apenas fisioterapeutas estão aptos a realizar a formação e tratamento por RPG.

Com informações da Sociedade Brasileira de RPG (http://www.sbrpg.com.br/) e do blog http://falafisio.com.br/fisioterapia/beneficios-e-principios-da-reeducacao-postural-