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O músculo iliopsoas e a coluna

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O psoas é o músculo mais profundo e estabilizador no corpo humano, afetando o equilíbrio estrutural, a amplitude dos movimentos, a mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdômen. Ele é um grande gerador de força e tem um papel fundamental durante os movimentos posturais e esportivos.

O músculo iliopsoas é originado à partir de três músculos, o psoas maior, o psoas menor e o ilíaco. Os músculos psoas maior e menor se originam das vértebras torácicas (T12) e lombares (L1 a L5), enquanto o músculo ilíaco se origina da fossa ilíaca na pelve. Ambos se inserem no trocanter menor, uma proeminência óssea do fêmur.

 

A principal ação motora do iliopsoas é flexionar o quadril (mover a coxa para cima) e nos casos que a coxa encontra-se fixa, sua função é tracionar o tronco em direção à coxa, como no movimento de flexão abdominal completa. Devido à sua origem e trajeto, ele também é um importante estabilizador da coluna e pelve.

 

As pessoas que trabalham na posição sentada por muitas horas podem apresentar lombalgias frequentes, pois a posição sentada (flexão de quadril) leva a um encurtamento do músculo iliopsoas, o que favorece o aparecimento de dores na coluna, desconforto na posição em pé ou durante a caminhada.

 

O encurtamento e a tensão do músculo iliopsoas gera uma tração frontal anormal do quadril o que leva consequentemente ao aumento da curvatura lombar, conhecida como hiperlordose lombar. Por isso há uma importante  relação entre a disfunção lombar e pélvica com encurtamento do músculo Iliopsoas.

 

Para prevenir as dores da coluna lombar,  além dos exercícios de flexibilidade específicos para os músculos da coluna, também são de extrema importância os exercícios de alongamento para o iliopsoas e quadríceps (devido à sua ação conjunta com o Iliopsoas), além do fortalecimento da musculatura abdominal.

 

Fontes:

http://www.sbrate.com.br/?lesoes&pagina=5&dado_id=85

http://patriciaitalomentges.blogspot.com.br/2011/06/alongar-ou-liberar-o-psoas-eis-questao.html

http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/psoas-cuide-do-musculo-quem-te-sustenta_a830/1

http://www.educacaofisica.com.br/noticias/alongamento-dos-flexores-do-quadril/